ANJOS DE PATAS - PROJETO CASTRAÇÃO-Poa-RS

29 outubro 2006

Vamos lá gente a esta oportunidade, seremos a voz e exigiremos os direitos por eles.
Direitos estes já tardios de serem cumpridos.

Audiência Pública sobre veiculos de tração animal (CARROÇAS):

Data: 09.11.2006
Hora: 9 horas
Local: Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, (Av. Loureiro da Silva 255)

"Falai aos animais, em lugar de lhes bater."
(Tolstoi )

Muitas pessoas não conhecem a lei. Ao presenciarem maus tratos, não sabem que podem parar a carroça, chamar a polícia e denunciar.
Recolhimento e maus tratos de cavalos: EPTC - (51) 3289-2480 / (51) 3289-2483 ou 118

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art.32 da Lei Federal nº 9.605 de 1998 (Lei dos Crimes Ambientais)


Sociedade, carroceiros e animais
Não dá mais para fingirmos que as inúmeras carroças existentes na cidade nada significam. Carroceiros excedem-se em abusos e infrações. Muitos são mestres em atrocidades para com os animais, impondo-lhes um calvário de dores e privações de direitos.
Considerando-se as exceções, os bichos trabalham o dia todo sob pressão e chibatadas, sem comer, beber ou descansar, e, não raras vezes, são alugados pelo dono irresponsável para trabalharem também no período noturno. Os apetrechos - que os prendem covardemente à carroça - causam-lhes ferimentos e desconforto, além de ficarem expostos às intempéries, como sol forte ou chuva e frio. Alijados de suas condições naturais de vida, à noite, solitários, são presos em cubículos ou amarrados em arbustos, quando não saem a vagar procurando por comida. Cavalos doentes, éguas prenhes e burricos vêm da periferia, de lugares longínquos, e percorrem dezenas de quilômetros todos os dias. São agredidos, tratados com despreparo e negligência. Resultando: animais apáticos, tristes, castrados, desnutridos e subjugados. Deles tudo é tirado, desde a cria até a liberdade.
E os carroceiros? Estão no limite da pobreza, moram em buracos, vivem à margem da sociedade, em condições insalubres e aviltantes, têm um histórico de despreparo educacional, de doenças, de violência. Agredidos por um desumano sistema econômico, esses excluídos brutalizam também a família, além dos animais. Só demagogos, oportunistas ou omissos podem defender uma profissão que não eleva a pessoa à condição de cidadão. Carroças na rua evidenciam o nosso fracasso social. Conhecemos indivíduos, e seus inúmeros filhos, que são carroceiros há décadas e continuam vivendo na mesma situação de subemprego e miséria. Como podem, então, se mal têm para si, cuidar de um animal de grande porte? Como é que fica a situação desse ser que é tutelado pelo Estado e tem direitos garantidos por lei? Então o bicho, que nenhum mal cometeu, tem que trabalhar para nós como escravo e arcar com o ônus da nossa desequilibrada e injusta organização social. Os animais, ao contrário do que se apregoa, não nasceram para nos servir, cada espécie tem sua própria e inerente razão de ser, e já está mais do que na hora da superação desse cômodo e imoral especismo, termo usado por Peter Singer e outros filósofos e juristas contemporâneos para se referirem ao preconceito contra os seres não-humanos.
Além disso, ao recolherem indevidamente o material reciclável da cidade, os carroceiros restringem o serviço de trabalhadores formais e afrontam a esfera pública despejando lixo em praças e terrenos. Ainda infringem o Estatuto da Criança e do Adolescente e as leis de trânsito ao colocarem menores trabalhando, conduzindo carroças pela cidade. A propósito, os projetos de lei apresentados por entidades de proteção animal e pelos que pretendiam regulamentar essa profissão nunca foram viabilizados pelos políticos. A omissão dos poderes e órgãos responsáveis só serve para dar respaldo a ilegalidade e maus tratos. Ser indiferente e cruel para com os animais acostuma o nosso olhar e resvala na indiferença e crueldade para com os homens. A exploração não atinge apenas o cavalo usado para tração, mas também o carroceiro (cujo papel está sendo assumido, cada vez mais, por mulheres e crianças), pois dele passam longe os mais elementares direitos trabalhistas. Mais lógico seria cadastrar e organizar esses catadores informais em associações ou cooperativas, em usinas de processamento de lixo, com veículos motorizados, remuneração, direitos assegurados e formação educacional profissionalizante. Enfim, eliminar, limitar ou regulamentar atividades que atentem contra a dignidade dos homens e das outras espécies é uma conduta generosa e dever de sociedades ditas civilizadas.
( Sônia Marques Joaquim e Vânia Rall Daró)
Como e onde denunciar:
Toda pessoa que seja testemunha de atentados contra animais pode e DEVE comparecer a delegacia mais próxima e lavrar um Termo Circunstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o artigo 32 "Praticar ato de abuso e maus-tratos à animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos ", da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98. Caso haja recusa do delegado, cite o artigo 319 do Código Penal, que prevê crime de prevaricação: receber notícia de crime e recusar-se a cumpri-la.Se houver demora ou omissão, entre em contato com o Ministério Público ESTADUAL - Procuradoria de Meio Ambiente e Minorias.. Envie uma carta registrada descrevendo a situação do animal, o Distrito Policial e o nome do delegado que o atendeu. Você também pode enviar fax ou ir pessoalmente ao MP. Não é necessário advogado.
Caso o agressor seja indiciado ele perderá a condição de réu primário, isto é, terá sua "ficha suja". O atestado de antecedentes criminais também é usado como documento para ingressar em cargo público e empresas, que exigem saber do passado do interessado na vaga, podendo recusá-lo na evidência de um ato criminoso.
Você não será o autor do processo judicial, que por ventura for aberto a pedido do delegado. Preste atenção: o Decreto 24.645/34 reza em seu artio 1º que: todos os animais existentes no país são tutelados pelo Estado; e em seu artigo 2º, parágrafo 3º que: os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, seus substitutos legais e pelos membros das Sociedades Protetoras dos Animais. Isso quer dizer que não é você quem irá abrir um processo judicial. Uma vez concluído o inquérito para apuração do crime, o Delegado encaminhará ao Juízo para abertura de ação, onde o Autor da ação será o Estado.
Importante: Se você chamar a Carrocinha - atualmente chamada de CCZ (centro de controle de zoonoses), na qual mudou de nome mas continua com as mesmas crueldades, para os casos de cães e gatos abandonados, eles serão recolhidos e após 3 dias são sacrificados sem piedade, por isto antes de chamá-la tente achar um pessoa que o adote, ele não tem culpa por ser excluído da sociedade, pois assim como as crianças eles sofrem, sentem dores e tristeza.
Faça algo por eles, não vire o rosto e nem mude de direção.
Omitir o problema, só adiantará para você, porque ele, o animal continuará a sofrer, a passar fome, sede, frio, ensolação e maus tratos...

22 outubro 2006


2ª. Manifestação na Redenção pelos Animais
Data: Domingo, 22 de Outubro de 2006
Hora: 10:00 hs
Local: Parque Farroupilha - Redenção
Cidade: POA/RS
Objetivo: recolher o maior número de assinaturas possíveis e enviá-las ao responsáveis exigindo urgência e necessária indicação de um relator para o Projeto de Lei PLC 00004/05, cuja tramitação está paralisada desde outubro de 2005 e que trata do controle de natalidade de cães e gatos.
É isso aí Gente, hoje tivemos sucesso na busca das assinaturas, pois mesmo com as poucas pessoas que trabalharam hoje recolhendo-as, fizemos um ótimo trabalho, todos nós pegamos juntos e isto que é legal, recebemos alguns “nãos” na cara de pessoas que nos deixaram super tristes por concordarem com o massacre dos CCZs dizendo que era melhor matar mesmo, pois os cães de rua só bagunçavam o seu lixo, que comparação né gente, não dá pra nem acreditar...
Todos nós temos família, filhos, cães, namorados pedindo a atenção no Domingo, mas mesmo assim a gente consegue dividir o dia e cumprir os compromissos, é só querer, principalmente quando a causa envolve seres inocentes, todos dizem amar os animais, mas não fazem quase nada por eles, assim como também existe pessoas aqui que fazem o muito, a propósito se todos fizessem um pouco, o muito não se tornaria muito, basta todos ajudarem de verdade... Na comunidade do orkut somos várias pessoas de POA e municípios próximos, várias destas pessoas confirmaram presença e nós estávamos esperando por todas, e esperamos pela segunda vez (Domingo passado aconteceu a mesma coisa, algumas pessoas confirmaram que iam de manhã e ?), hoje ficamos das 9:30hs até ás 17hs e não adianta dizer que chegou e não nos achou, pois desta vez nos empenhamos e fizemos faixas, arrumamos um gazebo branco emprestado (obrigada Vanessa), balões para chamar a atenção e ficava sempre uma pessoa no local enquanto as outras iam atrás das assinaturas. Fiquei feliz por encontrar e conversar com pessoas que ajudam os animais abandonados, a maioria pessoas humildes que se interessaram em pedir ajuda para esterilizar seus animais e os animais de rua da vizinhança, nos da ANJOS DE PATAS vamos ajudar todos estes a esterilizar seus bichinhos e assim nenhum destes colocará mais filhotes à sofrer neste mundo.
O pessoal alegre da Basseata (encontros de cães e seus donos adoradores da raça Basset Hound) também colaborou com assinaturas, que penas q os orelhudos não puderam assinar também, com certeza nenhum destes bonachões se recusaria. Teve também um repórter da Ulbra que me entrevistou e pude passar a ele várias informações sobre o manifesto, o trabalho voluntário de nossa Ong. ANJOS DE PATAS e o empenho e a esperança sempre acesa de todos nós.

Caroline, Tânia, Márcio, Vera Stein (adorei conhecê-la e a adorável Moa também), Marcelino, Natasha e seu companheiro, Paula e seu companheiro, as meninas do greenpeace (3ªfoto em cima) e meu sempre companheiro Fabiano. (se esqueci de alguém podem me xingar).
A todos vocês o meu muito obrigado.
Os animais também agradecem.
Tatiana Goulart.

Obs: já temos planejamento para os próximos locais a serem recolhidas as assinaturas. VAMOS LÁ PESSOAL, como eu já havia dito antes:
“NUNCA DUVIDEM QUE UM PEQUENO GRUPO DE PESSOAS DETERMINADAS POSSAM MUDAR O MUNDO. DE FATO, FOI SEMPRE ASSIM QUE O MUNDO MUDOU”.

15 outubro 2006


O ganhador da Rifa do FAQUEIRO foi o nosso Amigo Pablo Ariel Lopez (á direita) do número 355 (extração n. 04079-Loteria Federal - dia 14/10/06), que foi entregue pelo organizador do PROJETO CASTRAÇÃO, Fabiano Gorziza.
______________________________________
Agradecemos a todas as pessoas que compraram a Rifa, pois puderam proporcionar 05 esterilizações (as fotos deles está neste site-ANIMAIS JÁ ESTERILIZADOS) pelo menos estes bichinhos não terão mais como deixar filhotes à sofrer neste mundo.
“NUNCA DUVIDEM QUE UM PEQUENO GRUPO DE PESSOAS DETERMINADAS POSSAM MUDAR O MUNDO. DE FATO, FOI SEMPRE ASSIM QUE O MUNDO MUDOU.”

12 outubro 2006


Um gatinho recém-nascido precisa de uma mãe para amamentá-lo.
Estamos à procura de uma gata mãe ou até uma cachorra mãe( que aceite gatinhos) para amamentar um gatinho recém-nascido, pois a mãe do gatinho recém-nascido foi adotada prenha, deu a luz: 1 vivo e dois mortos ....ela teve problemas e a veterinaria operou-a, mas ela morreu...e agora o nene? a Dona está dando leite de contagotas, mas o gatinho está tendo dificuldades...
Alguém tem uma Mãezinha para emprestar?

08 outubro 2006


Manifestação na Redenção pelos Animais

Data: Domingo, 15 de Outubro de 2006
Hora: 10:00 hs
Local:
Parque Farroupilha - Redenção
Cidade: POA/RS
Todos que amam os animais e estão dispostos a fazer algo para mudar essa realidade estão convidados, a sua presença será um prazer:
1- O nosso principal objetivo é recolher o maior número de assinaturas possíveis e enviá-las ao responsáveis exigindo urgência e necessária indicação de um relator para o Projeto de Lei PLC 00004/05, cuja tramitação está paralisada desde outubro de 2005 e que trata do controle de natalidade de cães e gatos.
2- Mostrar as pessoas como é o procedimento de uma cão/gato recolhido pelo CCZ (centro de controle de Zoonoses-antiga Carrocinha que mudou o nome, mas continua com as crueldades),
3- Conscientizar as pessoas de que todos nós somos responsáveis pelos animais e que se juntarmos forças podemos diminuir o sofrimento dos caes/gatos abandonados e carentes.
4- Conscientizar as pessoas a realizar esterilizações em massa onde a ONG ANJOS DE PATAS tem isso como maior objetivo.

07 outubro 2006


ATROPELADA

07.10 Esta é a Tati, ela foi atropelada por uma dessas pessoas desumanas que a deixou sem socorro algum, a sua dona ficou sabendo por um vizinho que ela estava dentro de uma caixa jogada num canto, ela sofreu fraturas na Bacia, corte muito grande na perna(ver foto), pé e cabeça, foi salva pelo profissionalismo do DR. Abílio (veterinário do Projeto Castração) e agora ela está se recuperando, ainda não está se alimentando normalmente e sim por sonda. Precisamos de ajuda financeira para pagar as despesas deixadas na clínica, por enquanto R$ 300,00 (terá mais gastos posteriormente com novos raios x, e não foi descartado ainda a realização de uma cirurgia) + gastos com medicação (Amoxilina, ketofen, novalgina...não totalizamos ainda o valor), se você puder ajudar agradeceremos muito, pois paramos com as castrações porque precisamos pagar estas contas antes.
Depósitos: Banco Brasil: ag 2796-0 - c/c 16545-x
(Fabiano Gorziza-organizador Projeto)
Se você preferir buscamos o dinheiro em sua casa ou em seu local de trabalho.
Contato: 968.359.18

DOAÇÕES PARA O BRECHÓ

Separe em sua casa tudo que você não precisa mais ou não quer mais, roupas, objetos de decoração, bolsas, livros, Cds, bijuterias, eletroeletrônicos ou qualquer outra coisa que esteja em condições de ser vendida e doe para o nosso Brechó, que será realizado no mês de Dezembro. Toda a renda será revertida em esterilizações e tratamento de animais abandonados e/ou carentes do Projeto.
Se você quer castrar o seu bichinho: Informe-se através do e-mail Tatigoul@terra.com.br ou 968.359.18 com Tatiana ou Internet: http://anjosdepatas-projetocastra-poa-rs.blogspot.com/

ESTERILIZAÇÃO NÃO DÓI!
ABANDONO SIM! E DÓI MUITO.

Separe as suas doações e ligue (968.359.18) para nós que buscamos na sua casa.
Os animais merecem acima de tudo, carinho e respeito!

MALTRATAR ANIMAIS É CRIME !

DENUNCIE NA DELEGACIA MAIS PRÓXIMA DE SUA CASA.