ANJOS DE PATAS - PROJETO CASTRAÇÃO-Poa-RS

24 julho 2006

Animais do PROJETO: em
TRATAMENTO.

A Jade está com TUMOR DE STICKER (o que é isso? Veja explicação logo abaixo).
14/08 Precisamos de ajuda financeira para a Jade, pois seu tratamento é caro (ver valores gastos em prstação de Contas), ela foi ao veterinário ontem e foi diagnosticado pelo Dr. Abílio que a mesma está com tumor de sticker, já iniciou o seu tratamento que é com sessões de quimioterapia e após precisará de cirurgia. A Jade recebe doação de ração, pois os donos não tem condições de lhe fornecer, quem puder comprar e doar já estará ajudando também.
14/08 Aplicação de Ivomec (mtos carrapatos).
Como você pode ajudar:
Doando qualquer quantia em dinheiro, comprando a nossa rifa ou nosso trabalho de montagem de suas fotos (ou ajudando a vendê-los) ou divulgando nosso trabalho.
19/08 continuação da quimioterapia + antibiótico + doação de ração.
26/08 continuação da quimioterapia + doação de ração.
02/09 o tumor da Jade já regrediu bastante, talvez ela tenha só mais 2 quimiot., hoje ela voltou ao consultório para continuação da quimioterapia + e lhe doamos mais ração. Ela já está mais faceira e brincalhona, quando a gente chega no consultório já sabe o caminho certo da sala de tratamento, muito querida, meiga é uma grande amiga e guerreira. Parabéns JADE seu tratamento já está na reta final. Nós da ANJOS DE PATAS estamos muito felizes por sua evoluçao.
09/09 Levamos a Jade para o veterinário somente para observação médica + doação ração.
16/09 Fomos novamente à clinica para o Dr. Abílio verificar se há a necessidade de fazer cirurgia, segundo ele, por enquanto não será preciso, mas a Jade ainda está em observação e voltará à clinica daquia 15 dias.
07/10 Agora falta só a catração da JADE.A Jade não precisará de cirurgia, a quimioterapia foi suficiente para o tratamento do TUMOR DE STICKER, agora ela só precisa ser castrada. Estamos aguardando doações.
O que é Tumor de Sticker:

É uma neoplasia (câncer) que normalmente ocorre em cães adultos. Muito comum em países de clima tropical e subtropical como o Brasil.
Qual a etiologia (causa) e incidência? As células do tumor, que são mutadas, são esfoliadas e transplantadas de animal para animal. Não se sabe ainda o porquê ocorre está mutação celular. Ocorre com maior freqüência em animais em idade adulta, sendo as fêmeas mais afetadas que os machos. O grupo de maior risco se compõe dos cães errantes.
Como é transmitido?Na maioria dos casos é transmitido via contato sexual (cruzamento). Outras formas de transmissão são relativas ao comportamento social dos cães como, farejar e lamber a área genital e até mesmo por ferimentos causados por mordidas. A transmissão é feita na forma de transplante das células neoplásicas (cancerosas) do animal doente para o são. Onde ele se localiza?Por ser sexualmente transmissível, principalmente, se localiza nas mucosas vaginal (fêmeas), prepucial e peniana (machos). Em alguns casos raros, pode ocorrer a metástase nas narinas, cérebro e outros órgãos.
Quais os sintomas principais? Presença de tumores na vagina, pênis ou prepúcio. Com aparecimento de secreção sero-sanguinolenta pela vagina ou pênis. No início aparecem nódulos avermelhados pequenos (1 a 3 cm) e depois se desenvolvem em massas tumorais de até 10 cm de diâmetro. Pode ocorrer re-infecção.
Como tratar? Pode-se utilizar a retirada cirúrgica, a quimioterapia ou a radioterapia. Destes tratamentos a quimioterapia é o que produz resultados mais satisfatórios. A quimioterapia deve ser acompanhada de exames clínicos e complementares (hemograma).
Se o cão sofrer de alguma alteração sanguínea concomitantemente com o tumor, poderá ocorrer hemorragia profusa. Muitas vezes podem ocorrer alterações na forma ou até mesmo obstrução da vagina nas fêmeas e fimose em machos.
Como prevenir esse tipo de doença?A melhor prevenção para o TVT é não deixar os cães cruzarem sem um controle criterioso, uma vez que a transmissão se dá via contato sexual. Procure sempre saber das condições de saúde tanto do macho como da fêmea escolhidos para o cruzamento.
Outro fator importante é não permitir que os cães saiam livremente pela rua, porque em um destes passeios ele poderá cruzar, sem mesmo o dono saber, e contrair a doença. Uma vez diagnosticado o TVT os cães devem ser afastados da reprodução até a remissão total dos sintomas.

24/07/06
Hoje fui visitar essa menina e o seu filhote, além da dona que conversei da ultima vez, o dono também estava em casa, e eu comentei que os cães não tinha nenhum pote de água no pátio e sabem o que ele me disse: - aqui a gente não coloca para eles, porque eles sabem se virar sozinhos.Me deu uma raiva, mas me controlei, pelo o que ele disse pude chegar á conclusão de que também não recebiam alimentação,eu já tinha visto os dois procurando comida no lixo e várias vezes quando passaram perto da minha casa os ofereci ração, pobre coitados comiam toda inteira, estavam sempre com muita fome. Que ódio destas pessoas que pegam os animais e não os oferecem nem o mínimo de cuidados: alimentação e carinho.Também não consegui tirar foto do filhote p/ colocar no blog, mas vou voltar lá p/ fazer isto e ficar de olho nestes donos, pois maus tratos é crime e todos animais merecem uma vida digna.

08/07/06
Bom gente como estes inocentes ainda não foram adotados (estavam p/ adoção até então), resolvemos tomar algumas providências, ontem á tarde fui visitar a família, a dona e os seus 7 filhos, sentamos todos no chão (pois a casa quase não tem móveis) e expliquei sobre a posse responsável, como tratar o nosso bichinho de estimação, cuidados e necessidades dos mesmos, e duas das crianças ficaram responsáveis em manter sempre um pote d'agua e alimentá-los todos os dias depois de chegarem da escola, assim como também me comprometi de toda a semana fornecer ração p/ os 3 cães que possuem, não sei se eu havia comentado, mas fazem duas semanas que eles arranjaram outro cão, um filhote que está tomado por sarna, com muitas pulgas e alguns carrapatos, foi medicado hoje, acompanharemos o seu tratamento e esperamos a sua melhora.
Bethowen está em tratamento. (nesta foto ele ainda não estava com sarna).
12/08 Este é o filhote comentado na publicação acima, ele está com muita sarna, falhas no pêlo e magro. Foi levado ao veterinário, e está fazendo tratamento p/ a sarna, foi aplicado a primeira dose da vacina octupla (faltam mais) e vermífugo. (divulgação dos valores gastos em Prestação de Contas). Também é fornecido a ele ração e visitas semanalmente.
14/08 Aplicação de ivomec (muita sarna e carrapatos)
19/08 Aplicação de medicamentos e doação de ração filhotes.
26/08 visita para observação tratamento e doação de ração.
02/09 O Bethowen está o dobro do tamanho dessa ultima foto, está super brincalhão, já está com bem menos sarna e continua fofo, hoje fomos lhe entregar mais medicamentos e ração. A dona deles (do Bethowen e da Jade) Sra Nair também está se saindo muito bem, no início achávamos que ela não iria cumprir as datas certas dos medicamentos e não iria aprender a alimentá-los corretamente (lembram que na primeira visita que fiz me indignei porque o dono não dava alimentação e nem água para eles? Disse que eles sabiam se virar sozinhos e os inocentes viviam procurando restos de comidas no lixo?), pois é me enganei. Ainda bem.
09/09 O Bethowen é um cão muito meigo, ele está se recuperando da sarna e ainda precisa de medicação + doação de ração.
16/09 Continua medicado + doação de ração.
07/10 O Bethowen já está quase curado da sarna, ele foi adotado por uma família que lhe proporcionará melhor condições de vida.

1 Comments:

Blogger ANJOS DE PATAS*PROJETO CASTRAÇAO*-Poa-RS said...

Hoje fui visitar essa menina e o seu filhote, além da dona que conversei da ultima vez, o dono também estava em casa, e eu comentei que os cães não tinha nenhum pote de água no pátio e sabem o que ele me disse:
- aqui a gente não coloca para eles, porque eles sabem se virar sozinhos.
Me deu uma raiva, mas me controlei, pelo o que ele disse pude chegar á conclusão de que também não recebiam alimentação,eu já tinha visto os dois procurando comida no lixo e várias vezes quando passaram perto da minha casa os ofereci ração, pobre coitados comiam toda inteira, estavam sempre com muita fome. Que ódio destas pessoas que pegam os animais e não os oferecem nem o mínimo de cuidados: alimentação e carinho.
Também não consegui tirar foto do filhote p/ colocar no blog, mas vou voltar lá p/ fazer isto e ficar de olho nestes donos, já estou consciente de que precisamos realmente de um dono para estes dois bichinhos inocentes, peço a todos que passarem por aqui divulguem esta adoção, esses animais merecem uma vida digna.
Já coloquei a foto deles nas Ongs aqui de POA mas é difícil conseguir um dono porque há muitos p/ serem adotados, mas estou rezando por eles.

25/7/06 03:55  

Postar um comentário

<< Home